CONTATO

Fale conosco

(21) 2494-9144 - atendimento.cittaclinic@gmail.com

Enviar

Serviços

Odontopediatria

Esta especialidade é direcionada especificamente a tratamentos dentários em crianças, e visa prevenir e educar tanto o público infantil como seus responsáveis.

Prevenir significa estar atento a possíveis desvios e transtornos na integridade do dente e da oclusão do paciente. Educar é orientar paciente e responsável sobre procedimentos imprescindíveis à saúde bucal.

O processo da dentição se inicia a partir dos seis meses de idade, com o nascimento dos primeiros dentes. Em torno dos três anos, a criança estará com os seus vinte dentes de leite (ou decíduos) completados.

Essa primeira fase da dentição é de grande importância para o desenvolvimento perfeito da criança, pois é responsável por manter espaço para os dentes permanentes e pelo desenvolvimento da mastigação, da fala e da oclusão, além de prevenir vícios. Quando a criança perde um dente de leite precocemente, seja por cárie ou por trauma, é necessário o uso de aparelhos mantenedores de espaço para não prejudicar a arcada dentária.

Por volta dos seis anos de idade começa a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Nesta fase, podem ocorrer algumas alterações, por isto, deve-se adotar uma rotina de visita ao odontopediatra, a fim de prevenir e corrigir qualquer incorreção.

Logo após o nascimento do bebê, os pais devem levá-lo ao odontopediatra, a fim de receberem orientações sobre higienização, controle da dieta e uso de mamadeiras e chupetas. Mesmo sem dentes, e independentemente do tipo de alimentação, a limpeza da cavidade oral é muito importante.