Periodontia | Tratamento - Prevenção

O que é periodonto?

É o conjunto de tecidos localizados ao redor do dente e responsáveis pela sua fixação. São eles: gengiva, osso alveolar e fibras que ligam raiz ao osso.

O que é doença periodontal (DP)? É a mesma coisa que gengivite?

É o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso localizado ao redor das raízes dos dentes. Na gengivite não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva.

Como posso saber se já tenho a doença periodontal (DP)?

O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

Ao perceber sangramento durante o uso do fio dental devo suspender esse procedimento de limpeza?

Não, desde que o fio esteja sendo usado corretamente. O sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de removê-las.

Existem medicamentos indicados para o tratamento?

Não é possível tratar esta doença somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos. A placa bacteriana aderida ao dente tem que ser removida mecanicamente.

Qual a causa da Doença Periodontal (DP)?

A placa bacteriana aderida ao dente é a única causa. Porém, algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência etc.