Disfunção Temporomandibular (DTM)

Qual o significado da disfunção temporomandibular?

A DTM é um distúrbio de funcionamento da articulação temporomandibular (ATM) que pode ser ocasionado por processos traumáticos, degenerativos, funcionais e tumorais. Como consequência o paciente pode ter dores de cabeça, enxaquecas, cansaço e dor nos músculos mastigatórios, ouvir estalos e crepitações, travamentos da mandíbula ao abrir demais a boca etc.

A articulação temporomandibular é a articulação que une a mandíbula ao crânio e está localizada na frente do ouvido. Nós a utilizamos quando falamos, mastigamos, engolimos ou bocejamos. Todas as pessoas possuem duas ATMs, uma de cada lado do crânio.

Qual a causa da DTM?

A causa da DTM depende de vários fatores como o apertamento dental, o hábito de roer unhas, morder lábios e bochechas, morder objetos, mascar chicletes, ranger os dentes (bruxismo), estresse e má postura.

Quais são os sintomas da síndrome de disfunção temporomandibular?

Como é realizado o tratamento?

Assim como a causa da DTM é multifatorial, seu tratamento deverá ser em muitos casos multidisciplinar, ou seja, envolver dentistas, médicos psiquiatras, médicos acupunturistas, otorrinolaringologistas, fisioterapeutas e, em casos extremos, cirurgiões buco-maxilo faciais.

Cabe ao dentista diagnosticar a disfunção temporomandibular, definir a gravidade do caso, fornecer ao paciente um prognóstico, favorável ou não, e propor o tratamento adequado para cada caso, indicando os profissionais de outras áreas, a fim de solucionar o problema do paciente.

Como tratamentos para a DTM temos: placa de relaxamento muscular de Michigan (feita em resina acrílica), aplicação terapêutica de laser de alta potência, termoterapia, acupuntura, uso de relaxantes musculares e anti-inflamatórios, aparelhos ortodônticos, reabilitação oral com coroas de porcelana, psicoterapia e atualmente a aplicação da toxina botulínica que, nesse caso, alivia quase totalmente as dores, embora seja apenas um auxiliar no tratamento .

Quais os objetivos do tratamento da DTM?

O tratamento multidisciplinar da disfunção temporomandibular tem como objetivos a redução da dor e a limitação de sua recorrência, proporcionando ao paciente conforto ao praticar funções normais como mastigar e falar.

Quanto tempo dura o tratamento?

Após um criterioso diagnóstico e um plano de tratamento multidisciplinar, procede-se as etapas de confecção de uma placa de mordida (existem vários tipos de placas com indicações específicas), instalação da placa na boca do paciente e acompanhamento odontológico por um período mínimo de 3 a 6 meses consecutivos, até que se consiga a cura ou a melhora significativa da maioria dos sintomas relacionados à síndrome de disfunção temporomandibular. Após este período, e em caso de melhora, o paciente deverá realizar visitas periódicas a cada 6 mese, no mínimo.

Existe algum desconforto ou dificuldade de adaptação da placa de mordida?

Por se tratar de um artefato novo a ser instalado num órgão tão sensível como a boca, é normal o paciente sentir um certo desconforto após a sua instalação. Ocorre um aumento na secreção salivar, normalizada após uma semana de uso. A grande maioria dos pacientes se adapta com facilidade, principalmente pelo fato de a placa de relaxamento promover uma significativa redução da dor nas articulações, músculos mastigatórios e mímicos.

Como fazer para manter o resultado obtido?

É de fundamental importância que o paciente siga rigorosamente todas as orientações relativas ao plano de tratamento, a fim de obter o máximo de melhora. Finalizado o período de visitas mensais consecutivas e alcançado o sucesso com relação ao tratamento, o paciente deverá realizar visitas a cada 6 meses, no mínimo, para acompanhamento.