Cirurgia (dente do siso)

Quantos dentes do siso existem?

Existem quatro dentes do siso: dois superiores (um direito e um esquerdo) e dois inferiores (também direito e esquerdo).

Em que idade eles normalmente erupcionam?

A erupção ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos. São os últimos dentes a erupcionar.

Todo mundo tem o dente do siso?

Não. Existem casos em que os dentes do siso não erupcionam.

Por que às vezes eles não erupcionam?

Porque algumas pessoas não possuem mesmo o dente do siso (germe dental); às vezes, não erupcionam por falta de espaço na arcada dental, ou ainda, pela posição horizontal do dente, o que dificulta a sua erupção.

O que acontece se ele ficar dentro do osso (não erupcionar)?

Existe o risco de ocorrer reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas).

O que acontece se ele erupcionar parcialmente?

A erupção parcial ocorre geralmente por falta de espaço na arcada ou pela posição horizontal do siso. Ambos os casos dificultam sua erupção, que ocorre de forma parcial. Esse quadro pode provocar gengivites (inflamação da gengiva), abscessos na região, irritação local, dor e edema.

É verdade que o dente do siso empurra os outros dentes provocando mudanças de posição?

Há duas correntes: a primeira diz que, se houver espaço suficiente para a erupção do siso e se o paciente não tiver tendência a apinhamento (mudança de posição), não haverá problemas; a segunda diz que, independentemente do espaço (suficiente ou não), o paciente submetido à ortodontia e com tendência a apinhamentos poderá ter problemas futuros.

O que deve ser feito quando o dente do siso que está erupcionando e sua gengiva inflama?

Deve ser feita a remoção do tampão gengival que cobre parcialmente a superfície dental (ulectomia) ou a curetagem gengival, ambos realizados pelo profissional. O paciente, para melhorar esse quadro inflamatório, poderá realizar higiene oral rigorosa no local; bochechos com anti-sépticos bucais podem amenizar o quadro mas para resolver o problema o paciente deverá procurar um cirurgião-dentista.

Em que situação é indicada a extração do siso?

A sua extração está indicada na ausência de espaço para a erupção, no posicionamento horizontal do siso, nos quadros de dor e quando a erupção se inicia, mas não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. Quando se faz a extração de um siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior.