CONTATO

Fale conosco

(21) 2494-9144 - atendimento.cittaclinic@gmail.com

Enviar

Alimentação

Para ajudar a ter dentes saudáveis, a dieta deve ser equilibrada e em horários regulares. Frutas, verduras, proteínas têm consumo quase liberado, já açúcares, alimentos ácidos, refrigerantes, guloseimas devem ser ingeridos com moderação. Sabe-se que, idealmente, deve-se escovar os dentes após cada refeição.

Doces

Os doces devem ser ingeridos, de preferência, após a refeição principal, pois o aumento da salivação neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias. Ingerir um copo de água após a ingestão de doces e alimentos pegajosos também ajuda a remover os restos de alimento aderidos ao dente.

Alimentos protetores e alimentos detergentes

Existem alimentos protetores e alimentos detergentes. 

Os alimentos protetores são representados pelo leite, iogurte, queijo, pipoca salgada, milho, castanha de caju, amendoim, nozes, coco ralado e são responsáveis pela formação de uma barreira entre o dente e as bactérias, limitando a ação dos ácidos produzidos. 

Já os alimentos detergentes são representados pela maçã, pera, entre outras frutas, cenoura, milho, legumes e verduras crus, capazes de limpar a superfície do dente durante a mastigação. A limpeza acontece por meio do atrito do alimento com o dente, removendo restos. No entanto, deve-se lembrar que esses alimentos agem como detergentes, mas não substituem a limpeza pesada com a escova.

Voltar